Campo Grande amplia vacinação para todos os públicos a partir deste domingo
26/04/2025
(Foto: Reprodução) A decisão ocorreu neste sábado (26), em razão ao aumento expressivo de atendimentos nas unidades de saúde, especialmente relacionados a síndromes respiratórias e outras doenças sazonais. Vacinação contra a Influenza será estendida a toda a população de Campo Grande
Divulgação
A Prefeitura de Campo Grande e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) ampliam a vacinação para conter o avanço de doenças respiratórias e arboviroses na capital. A decisão foi tomada neste sábado (26), durante reunião com o Centro de Operações de Emergência (COE), devido ao aumento expressivo de atendimentos nas unidades de saúde, especialmente relacionados a síndromes respiratórias e outras doenças sazonais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Dados recentes apontam que as crianças, especialmente as menores de um ano, estão entre os grupos mais afetados. Desde o início do ano, 971 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram notificados, dos quais 486 foram confirmados e 66 evoluíram para óbito.
Os principais vírus identificados são Influenza A, Rinovírus e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), este último comumente associado a quadros graves em bebês com menos de seis meses.
Entre as decisões tomadas, foi publicado neste sábado (26) em edição extra do Diário Oficial (Diogrande) 7.909, o Decreto n. 16.246, que declara a Situação de Emergência por 90 dias em Campo Grande.
A Sesau também vai implantar um plano de contingência para atendimento pediátrico, com plantão 24h em duas UPAs — Universitário e Coronel Antonino — além do Pronto Atendimento Infantil do CRS Tiradentes.
Além disso, a secretaria atuará na organização de insumos, medicamentos, reestruturação física e reforço de recursos humanos (RH). O plano conta com apoio técnico e financeiro da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, além de ações de comunicação para orientar a população sobre os cuidados essenciais neste período.
A vacinação contra a Influenza será estendida a toda a população a partir deste domingo (27). A medida tem como objetivo formar um bloqueio epidemiológico, considerando que mesmo pessoas sem comorbidades podem transmitir o vírus, mesmo de forma assintomática.
Com o decreto de emergência, novas medidas poderão ser tomadas para garantir assistência à população, dentro dos parâmetros éticos e legais. O Pronto Atendimento Infantil, que já conta com suporte avançado, se tornará referência para internações pediátricas que não conseguirem vaga hospitalar.
O Sistema Único de Saúde (SUS) atua de forma integrada entre os entes federativos. A prefeitura, e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), busca aumentar o número de leitos, principalmente no interior, para aliviar a sobrecarga em Campo Grande.
Outra medida implantada é o projeto “Aluno Imunizado”, em que a SESAU leva equipes de vacinação, estrutura logística e ações de conscientização às escolas. O projeto percorre escolas municipais e estaduais.
Além da vacinação, a população deve manter cuidados básicos para conter a propagação dos vírus respiratórios:
Lavar as mãos com frequência;
Usar máscara ao apresentar sintomas gripais;
Evitar aglomerações;
Ficar atento a sinais de alerta, como febre persistente e dificuldade para respirar.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: