Rio e Niterói entregam carta da candidatura conjunta das cidades à sede do Pan 2031
03/12/2024
O COB tem até o dia 31 de janeiro de 2025 para apresentar a candidatura brasileira à entidade continental. Escolha deve acontecer ano que vem. Eduardo Paes no lançamento da candidatura conjunta Rio-Niterói para os Jogos Pan-americanos de 2031
Cristina Boeckel/g1
As cidades do Rio de Janeiro e de Niterói entregaram, no fim da manhã desta terça-feira (3), a carta que oficializa a postulação conjunta das duas cidades à sede dos Jogos Pan-americanos de 2031.
O documento foi entregue ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Wanderley, no Centro de Treinamento do Time Brasil no Parque Aquático Maria Lenk, na Zona Oeste do Rio.
O prefeito do Rio destacou a importância que eventos como o Pan e as Olimpíadas possuem na construção da imagem da cidade.
“Os Jogos Pan-Americanos têm uma complexidade grande pois são muitos eventos acontecendo em áreas urbanas. Rio e Niterói representam o aglomerado urbano que é a Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, disse Eduardo Paes.
Paes afirmou que acredita que a candidatura conjunta larga com vantagem por ter uma infraestrutura estabelecida por conta dos eventos esportivos anteriores.
Rodrigo Neves no lançamento da candidatura Rio-Niterói para os Jogos Panamericanos de 2031
Cristina Boeckel/g1
O prefeito adiantou que o projeto de Vila Olímpica para o Pan de 2031 seria no Porto Maravilha, para ficar mais próximo de Niterói.
“Os equipamentos esportivos estão bem mantidos, se olharmos para estrutura de Deodoro e, em breve, teremos o Museu Olímpico para falar da história dos Jogos de 2016”, completou Paes.
O prefeito eleito de Niterói destacou que o município conta com talentos do esporte como a família Graell, do atual prefeito Axel Graell e os irmãos Torben e Lars; a vice-prefeita eleita Isabel Swan, e a triatleta Fernanda Keller.
“Eu acredito que este projeto é para trazer para o Brasil [o Pan] e sabemos o que isso ai trazer, o esporte como indutor do desenvolvimento”, disse Rodrigo Neves.
O prefeito eleito destacou ainda a tendência mundial de eventos divididos entre mais de uma sede e como isso é importante na redução de custos e proteção do meio ambiente.
“É uma iniciativa importante do ponto de vista da sustentabilidade”, afirmou Neves.
Presença de atletas olímpicos
A cerimônia de entrega da carta da candidatura do Rio e de Niterói contou com as presenças de atletas na plateia, incluindo medalhistas olímpicos como Jade Barbosa e Flávia Saraiva, da ginástica artística.
O lugar não foi escolhido por acaso. O Parque Maria Lenk recebeu provas de nado sincronizado e saltos ornamentais no último Pan sediado no Brasil, em 2007. Nos Jogos Olímpicos de 2016, o local sediou as duas modalidades e o polo aquático.
Cada país pode apresentar apenas uma candidatura. Além da parceria entre Rio e Niterói, São Paulo também é postulante a receber as competições esportivas continentais.
Em novembro, o prefeito eleito de Niterói Rodrigo Neves e o prefeito reeleito do Rio, Eduardo Paes, fizeram uma reunião com o presidente da Panam Sports, Neven Ilic. Também participaram da videoconferência os vice-prefeitos eleitos de Niterói e do Rio, Isabel Swan e Eduardo Cavaliere, respectivamente, além do Secretário de Esportes carioca Guilherme Schleder e da secretária geral da Panam Sports, Jimena Saldaña.
A Panam Sports é a responsável pela realização dos Jogos Pan-Americanos e, em Assembleia Geral no próximo ano, fará a escolha da sede do evento em 2031.
O COB tem até o dia 31 de janeiro de 2025 para apresentar a candidatura brasileira à entidade continental.